sexta-feira, 15 de abril de 2016

{Receita} Tofu e Leite de Soja

Hello folks,

Novidades?! Porque não?! ... Bom, eu e o Gui estamos fazendo um curso pequeno de culinária vegana! ... e eu resolvi fazer o tal do Tofú.. o bichinho trabalhoso, mas é divino também!... e o tal do Leite de soja, isso tudo é ótimo para mulheres na menopausa como falei nesse post aqui.

Então vamos lá!... São muitos passos!

Ingredientes:
500g de Grãos de soja (desidratado, com casca e tudo!)
3 limões espremidos e coados


Modo de Preparo:

STEP 1: Pegue as 500g de soja e deixe de molho da noite pro dia, ou por pelo menos 8h. Para medida de soja colocar 3 medidas de água, ou seja vai super hidratar e triplicar de tamanho, se possível trocar pelo menos 1 vez a água dela durante esse período de hidratação.




STEP 2: Escorra a soja, coloque um tanto no liquidificador, a cada medida de soja, duas de água, bata tudo e reserve.


STEP 3: Prepare um recipiente, ou já, a panela para fervura, um pano branco, higienizado, (pode ser guardanapo de cozinha desde que seja higiênizado, não solte fios, o mais indicado é o pano de saco), despeje a soja batida em cima do pano e torça o pano com a soja batida dentro, até não sobrar líquido! ( É meio chatinho). O líquido que resulta dessa torção é o famoso Leite de Soja!

STEP 4: Coloque o leite recém torcido numa panelona, (cuidado ele levanta fervura que nem leite de vaca), coloque para ferver, mas cuidado no processo de talhar para não perder o tofú, deixá-lo amargo, dê uma boa mexida inicialmente, pois no restante do processo não mais o fará.

STEP 5: Quando estiver quente, pegue os limões expremidos (eu uso 2, mas se for limão pequenininho, tem que ser 3) coloque aos poucos, só cutuque por cima do líquido, sem mexer muito.
Devagarzinho você verá natinhas por cima, isso é o início do seu tofú. Vá adicionando aos poucos o limão pois as vezes não é necessário utilizar todo ele.

STEP 6: Quando formar um "talhadão" e no fundo da panela estiver um líquido amarelo, seu tofú está pronto! Utilize então uma forma de escorrer especial para tofú, ou aquelas vazilhinhas de mercado, faz uns furinhos para que fique tipo peneira, coloque um pano branco limpo, higienizado cobrindo a tal da vazilhinha, despeje o conteúdo da panela, seu tofú e o soro nessa vazilha, o soro é totalmente dispensável e inútil. Pode jogar fora! Seu tofu vai escorrer aos poucos e ficar como se fosse um queijo com formato da forma furadinha. Você pode usar sal se quiser, mas bem pouco.





STEP 7: Após esfriar, coloque na geladeira!

 ...bora fazer?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário